sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Estação de Roça Nova



Os turistas que embarcam no Trem da Serra Verde Express em Curitiba com destino a Morretes passam or esta localidade. Chama-se Roça Nova. Aí se encontra o primeiro túnel do trajeto. Aí começa a viagem da Serra. Esta região é, para mim, a alma do sistema Iguaçu de Nascentes. Logo adiante a partir das casas que ficam em frente à antiga e hoje desativada Estação Ferroviária de Roça Nova está a Serra, o morro sob o qual se cavou o tunel. O morro já divide as águas que virão para o rio Iguaçu, para as Cataratas e as águas que irão para o litoral paranaense. Estamos no divisor de águas. Aí, passa um corrego chamado Rio do Rato que acompanha o trilho na direção de Piraquara das represas.

O que me deixa triste é o estado de abandono das casas, da estação, da comunidade de Roça Nova. É vergonoso e, na minha cabeça, tudo poderia ser diferente. Mas sei que não é tarde. Especialmente se se acrescentar às mudanças o fator conservação dos riose nascentes. Vi muito lixo no Rioo do Rato!

Pouco conhecida



Este é prédio e sede do CPPI - Centro de Produção e Pesquisas de Imunobiológicos - ligada a Secretaria de Saúde do Paraná. O CPPI desenvolve antígenos, anti-soros e materail para diagnóstico, venenos padrão de animais peçonhentos, soro contra picada de aranha-marrom.

O CPPI está em uma uma área de 18,5 alqueires em Piraquara. O que eu achei interessante é que a população local de vários bairros de Piraquara passa por dentro da propriedade para encurtar o caminho entre a Avenida Brasília, principal acesso ao bairro de Vila Macedo e o Jardim Esmeralda. A área verde, é tranquila e muito bonita. Na mesma área se encntra o Hospital Dermatológico do Paraná. Guardo boas lembranças da região, dos moradores, dos funcionários especialmente os seguranças do compelexo. Para saber mais sobre o CCPI clique AQUI.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Manutenção I




Esta foto registra minha primeira visita a Roça Nova. Meu priemiro contato com o distrito / bairro de Piraquara, foi algo assustada. Primeiro fui a pé do centro de Piraquara até a Roça Nova seguindo a Estrada que leva ao Novo Tirol. Foi uma caminhada longa. Como eu venho de Foz do Iguaçu lugar onde a violência corre solta, eu andei assustado todo o trajeto. Se aparecia alguma moto, eu já pensava em assalto. Ao chegar a Roça Nova fui recebido por muitos cachorros. Havia cachorro por toda parte. Vi a "Vila" como se estivesse abandonada. Não vi ninguém. me mantive assusutado. Atré que vi o senhr que aparece na foto. Ele é funcionário da empresa TVG oo TGV Engenharia - a empresa resposnável pela manutenção dos trilhos e, pelo que vi é contratada pela empresa ALL - Anérica Latina Logística, a concessionária da linha férrea Paranaguá - Curitiba. Acrescento que as locomotivas da ALL são utilizadas para puxar os vagões turísticos concessionados à Serra Verde Express.

O senhor, na foto, que veste o uniforme da TGV / TVG está na entrada no primeiro túnel que inicia a aventura da descida da Serra do Mar. Após este primeiro dia, encontrei este senhor e equipe muitas vezes sempre na manutenção dos trilhos. Um dia ele não agüentou e me disse: Você gosta meso de trilho0s né! Em algumas ocasiões eu me encontrava com meus filhos e netos.

Manutenção II



Com esta foto registro o trabalho de manutenção dos trilhos da Ferrovia Paranaguá-Curitiba.Neste dia, vi a retirada de pelo menos 100 metros de trilhos. Novos trilhos foram colocados no local. O trabalho não é fácil. Ainda escuto o assovio das marteladas que fazem os trilhos se ajustarem ao lugar. Me lembro que a chave de fenda para parafusar os trilhos aos dormentes eram imensas. Todas as ferramentas eram imensas. Coisa de gigantes. Muito trabalho e organização.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

BS Colway



Com esta foto da fábrica BS Colway, inicio , aos poucos, a postar o meu farto material sobre Piraquara - uma das cidades da RMC que adorei e onde deixei pedaço do meu coração. A foto mostra cartel que conta a quantidade de pneus que a Colway tirou do meio-ambiente.